Páginas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Nathália Fernandes Canassa




Tudo começou quando eu tinha 10 anos. Eu e meu irmão íamos à casa de um conhecido pedir emprestado a gaiola de alçapão para pegar passarinhos no quintal de casa (calma galera, hoje sei que isso é errado), no começo pegamos muito coleirinho (Sporophila caerulescens), chegamos a criar uns três, mas depois perdeu a graça porque esse era o único bicho que caia nas nossas armadilhas. Depois de criar os coleirinhos, partimos para criação de periquitos, chegamos a ter um viveiro com uns 11 mais ou menos e foi a partir desse momento que comecei a ter a minha paixão por observar aves. Mentira, não tive paixão de observar aves quando eu criava passarinhos , na época acho que queria ser dentista. Na verdade tudo começou quando entrei no Laboratório de Zoologia dos Vertebrados na UFPB - Areia - PB, por mais que seja de vertebrados o foco principal é em ornitologia, mas como eu não sou todo mundo, fui trabalhar com mamíferos, em especial de médio e grande porte. Depois de um tempo comecei a ir para campo com o pessoal da Ornito, apenas para ajudar e porque realmente eu gosto de estar em campo, meu único “desentendimento” com eles era sempre a questão de que ver qualquer mamífero era sempre mais divertido, porém sempre me rebatiam com “quantos mamíferos você consegue ver em um campo?”. Okay a diversidade de ver passarinhos era sempre maior, e existe aves realmente bonitas tanto pela cor e/ou pela sua raridade. Comecei então a ir ao Parque Estadual Mata do Pau Ferro em Areia-PB passarinhar com o pessoal do laboratório e no primeiro dia de passarinhada vimos o Leptodon forbesi (Gavião-de-pescoço-branco), uma ave em risco de extinção. Os meninos ficaram super animados, eu como não tinha tanto conhecimento com aves não fiquei tão deslumbrada como eles, mas depois que caiu minha ficha, realmente eu fiquei feliz e muito por sinal, afinal era uma ave que de várias expedições que o pessoal do laboratório fazia na reserva nunca tinha sido registrada na região. No final de tudo, depois de algumas passarinhadas com as meninas do Penélopes Birding (que ainda não existia) fui tendo um conhecimento maior sobre as aves e realmente gostando e muito de ser uma observadora de aves.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2303250260631928 
Perfil no Wikiaves: http://www.wikiaves.com.br/perfil_Canassa

Um comentário: