Páginas

terça-feira, 17 de março de 2015

Parque Natural Municipal do Cuiá, Valentina, João Pessoa PB


Nossa segunda passarinhada pode ter demorado um pouco pra acontecer, mas a terceira veio rapidinho, um dia após (02/02/2015) a visita a RPPN Gargaú (vocês já devem ter acompanhado, se não acompanhou corre e vê aqui o relato no nosso blog Clique aqui. Fomos visitar o Parque Natural Municipal do Cuiá, Valentina Figueiredo, João Pessoa - PB convidadas pela professora Dra. Ligia Maria Tavares, coordenadora do Projeto Mata Atlântica nas Escolas que tem por objetivo construir uma consciência cidadã sobre a importância da preservação, conservação e recuperação da Mata Atlântica (Você pode conhecer melhor visitando a página do projeto no Facebook Clique aqui.

O parque está localizado em uma área urbana de João Pessoa, composto por um trecho remanescente de Mata Atlântica de aproximadamente 20,8 hectares, cercada por edifícios, casas comerciais e residenciais, atualmente passarinhar no parque desacompanhado não é uma boa ideia principalmente quando se está com equipamentos. No nosso caso a Prof.ª Lígia conseguiu apoio da Polícia ambiental disponibilizando membros da sua equipe para nos acompanhar.

 Localização do Parque do Cuiá.

Saímos em direção ao parque por volta das 5:00 hr da manhã, ao chegarmos no local, à equipe da Polícia ambiental já estavam a nossa espera e assim começamos nossa trilha. Vocês já devem ter percebido que as Penelopes adoram aplicativos que ajudam muito nossas passarinhadas antes, durante e depois, desta vez não foi diferente, marcamos no aplicativo Wikiloc como chegar ao parque utilizando como ponto de partida a Avenida Rui Carneiro e também a trilha que percorremos. (como chegar  Clique aqui, trilha percorrida Clique aqui). Foi uma trilha tranquila de aproximadamente 3 km e o terreno é bem plano sem muitas dificuldades de caminhar.

Ainda na entrada do parque, na área que deixamos os carros, avistamos o quero-quero (Vanellus chilensis). O dia estava um pouco nublado, chegou até a chover um pouquinho durante a nossa caminhada. Fomos guiadas por Lígia seguindo uma trilha e logo avistamos em um laguinho o socozinho (Butorides striata), um pouco mais a frente um bando enorme de sanhaçu-do-coqueiro (Tangara palmarum) fazendo a festa enquanto se alimentavam. 


Seguimos e fomos identificando mais alguns bichos: chorozinho-de-chapéu-preto (Herpsilochmus atricapillus), guaracava-de-barriga-amarela (Elaenia flavogaster), juruviara (Vireo chivi)... Em um descampado na trilha, escutamos o carrapateiro (Milvago chimachima), que mesmo sendo um bicho comum para o local não havia registro no wikiaves para a espécie.

 Registro da espécie Milvago chimachima, o carrapateiro.

Logo à frente ouvimos um barulho característico da família Psittacidae, geralmente essas aves fazem muito barulho, uma verdadeira festa principalmente quando estão em bandos alimentando-se. Seguimos em direção ao som e encontramos um lindo bando de maracanã-pequena (Diopsittaca nobilis), que estavam distribuídas em duas árvores, fomos nos aproximando com cuidado para não espantá-las. Essas espécies tem sempre um indivíduo como sentinela que avisam sempre quando uma “ameaça” está por perto. Mas com calma e certa tranquilidade conseguimos chegar bem próximo a uma das árvores e fazer lindas fotos. Nessa mesma árvore em que as maracanãs se agitavam estava o pássaro vira-bosta (Molothrus bonariensis). 

Maracanã-pequena (Diopsittaca nobilis).

 O vira bosta (Molothrus bonariensis).

Como chegamos ao limite do parque resolvemos voltar, além disso, o pessoal do projeto que estava nos acompanhando tinha horário para retornar e não podíamos atrasá-los né!? Seguimos pela mesma trilha e registramos o Rapazinho-dos-velhos (Nystalus maculatus), também registro novo da espécie paara a cidade de João Pessoa no Wikiaves (Clique aqui). Chegando ao fim da trilha avistamos a elegante garça-branca-grande (Ardea alba).

Estávamos um pouco apreensivas e ansiosas em relação a esta passarinhada, pois era a primeira vez que as Penelopes estavam guiando a observação de aves a outras pessoas fora do nosso grupo em um local que não conhecíamos. Não sabíamos quais suas expectativas, se elas compreendiam como era o sistema: observar, esperar, chamar, esperar novamente, tentar tirar foto, conseguir ou não, chamar mais uma vez, esperar mais um pouco até conseguir ou não (RS) e assim por diante... Não sei se conseguimos atender as expectativas, mas o pessoal pareceu bem compreensivo e nos disseram que gostaram da passarinhada. Ponto pras Penelopes :D 

Tem que ter a foto das Penelopes.

Foto das Penelopes com a Prof.ª Lígia, os alunos do Projeto Mata Atlântica nas escolas e a Equipe da Polícia Ambiental.

Nossa listinha do dia totalizou 20 espécies. Clique aqui

Agradecimentos:
  • Lígia Tavares pelo convite e parceria;
  • Todos os alunos do Projeto Mata Atlântica nas escolas que nos acompanharam; 
  • Equipe da Polícia Ambiental de João Pessoa – PB por todo o apoio e cuidado com nossa segurança. 

7 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo trabalho, Penélopes. Não imaginávamos haver tantas aves em nosso município. Muito grata pela oportunidade de compartilhar com vocês essa experiência! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ligia, estamos sempre a disposição! Quanto maior o número de observadores de aves melhor para a conservação. Um lazer prazeroso em contato com natureza que não destrói como tantas outras atividades, pelo contrario, vamos querer cada vez mais matas preservadas para apreciar a biodiversidade. Divulgar esta atividade é um dos nossos pontos principais! Obrigada você pela participação :D

    ResponderExcluir
  3. Show. Já tinha passado neste local, mas não sabia que era um parque nacional. Também não tinha ideia do tamanho da área, por que passei no asfalto. Mas senti um ar de preservação. Boas passarinhadas, meninas.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito de ver as aventuras das Penelopes, aprendo, descubro lugares de natureza preservada e fico super feliz de saber que nesta era, nesta realidade que vivemos hj há gente engajada em preservar por um amor incondicional a natureza! Bonito de presenciar! Show de bola garotas!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Adeilson e Liane, é uma satisfação para as Penelopes receber os seus cometários. É muito bom poder divulgar nossas histórias e diferentes lugares. O Cuiá é muito legal pois você pode curtir um pouco de natureza, observar as aves e outros bichos sem ter que ir tão longe de casa! Queremos divulgar e expandir a atividade bird watching o máximo que conseguirmos!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns às Penelopes pelo trabalho de conscientização e divulgação da atividade de observação de aves para as pessoas!

    ResponderExcluir